Vamos checar a lista da SensorTower, uma companhia que acompanha dados de aplicativos para celular, que lançou, em 2017, uma lista trimestral de aplicativos mais baixados, desconsiderando os aplicativos de jogos. Quando você der uma olhada na lista, particularmente se você comanda um negócio, descobrirá, provavelmente, que utiliza a maioria dos aplicativos que entraram no top 10.

Os aplicativos de celular vêm evoluindo e apresentando novidades a cada dia. Na verdade, podemos admitir que alguns desses aplicativos que estamos usando no dia a dia fazem parte do nosso trabalho profissional (ou mesmo lazer) como o Instagram e o Uber. Mas alguns deles têm um ótimo “valor profissional”. Vamos explicar (e no caso, a lista abaixo é do primeiro trimestre de 2018):

#1 – WhatsApp: o “zap” está no topo da lista. Aqui nos Estados Unidos ele não é muito famoso, mas no Brasil e por toda América Latina, assim como boa parte da Ásia e da Europa, o WhatsApp é uma estrela. Este é um aplicativo de conversa (de propriedade do Facebook) que não necessita de uma linha de celular, apenas conexão com WiFi. É extremamente popular ao redor do mundo porque muitas pessoas não têm planos móveis que possam ser usados internacionalmente. Muitas pessoas usam para conversar por telefone entre países e para enviar fotos e arquivos através do WiFi (e que bom: não temos que pagar pelo uso dos dados).

#2 – Facebook: Claro, o ”Face” faz parte do estrelato e muitos o usam para páginas e postagem de conteúdos valiosos com estratégias de marketing.  Muitos de nós checamos nossa página de negócio (ou perfil individual) várias vezes durante o dia postando artigos, infográficos, fotos e interagindo com nossos amigos e fãs. Provavelmente você ficou surpreso em ver o “zap” na frente do “face”.

#3 – Messenger: Este é mais um aplicativo do Facebook e de muita utilidade como forma de comunicação. Já em 2018 passou a ser usado também como ferramenta de atendimento ao cliente para muitos negócios. Já para a geração dos milênios, a ferramenta é usada como forma alternativa substituindo outros formatos de comunicação, como emails. Em negócios é ótimo para responder questões sobre produtos e serviços e diretamente linkado com o Facebook.

#4 – Instagram: Para alguns de nós, depois dos 40, usamos o Instagram apenas para seguir a família, alguns amigos e celebridades. No ponto de vista empresarial, o app tem se consolidado a cada dia como uma ferramenta de marketing poderosa. É bom lembrar que foi a partir do instagram que passamos a escutar as palavras “influencers” ou influenciadores. Também é um aplicativo do Facebook – Note que já são quatro no top 5!

#5 – Snapchat: Até agora muitos de nós, donos de negócios e depois dos 40, não o usamos. Mas está no top 5 da lista porque cresceu rápido entre as gerações mais jovens. Mesmo estando ficando a cada dia um pouco para trás, devido ao Instagram, sabe-se que existem vários “milênios” que estão usando essa ferramenta com propósito de fazer negócios. O detalhe é que muitas vezes a mensagem se torna mais expressiva e pode capturar o momento daquela hora – como se sabe, os posts via snapchat se auto apagam após alguns minutos.

#6 – UC Browser: Para quem tem a vida profissional ativa e que depende profundamente de informações da net, esse aplicativo é show de bola. Em relação ao Google Chrome, por exemplo, ele é mais rápido não apenas para navegar, mas também para download e para assistir vídeos. Pode sincronizar dados, tem um bom bloqueador de pop-up e gasta menos bateria que o Chrome. Dá para entender o porquê de estar no topo 10 da lista e vem se tornando tão popular.

#7 – Uber: De acordo com alguns relatos, o uber é agora a despesa reembolsável número um dos empresários viajantes, e não deveria ser uma surpresa. Podemos ver o uber como uma necessidade suprida em cidades como Los Angeles onde o transporte público ainda deixa muito a desejar, as distâncias são enormes e o trânsito é caótico (menos stress no seu dia a dia). Por outro lado, é uma ótima opção para economizar dinheiro e ser mais produtivo na sua viagem sendo um “rider”.

#8 – YouTube: Muito útil se você posta vídeos de treinamentos, humor e tutoriais ou se você sabe usar o vídeo como ferramenta de marketing para explicar seu produto ou serviço. Muito eficiente para revisar e encontrar comentários assim como achar por outros profissionais no seu nicho ou mesmo seus competidores.

#9 – SHAREit. Esse é um aplicativo da Lenovo, mas você não precisa de um aparelho da Lenovo para aproveitar esse jeito fácil e rápido de compartilhar documentos, arquivos, citações, propostas, planilhas, etc. Muito usado por donos e designers de websites. Uma forma simples de compartilhar conteúdo.

#10 – Bitmoji: Esse talvez você não conheça, mas pelo nome… sim, é divertido criar bitmojis pessoais e muita gente está fazendo. O aplicativo funciona com diversos sistemas de transmissão de mensagens que está listada acima e, muitas vezes, em negócios, tem também que usar a tática da descontração, ser um pouco um alegre e brincalhão. Bitmoji é apenas outro divertido jeito de mandar mensagem – tanto para funcionários quanto para clientes, que mantém você e todos nós um “pouco menos sério demais”. Provavelmente você nunca imaginou o Bitmoji no top 10.

Esse top 10 aplicativos para celulares estão se tornando uma ótima e produtiva rede de comunicação para as relações de trabalho, e a lista do SensorTower faz todo um sentido. Gostou de nosso artigo? Compartilhe.

Facebook Comments

Share This