O primeiro International Samba Congress reuniu no último final de semana, entre os dias 19 e 21 de maio, em Los Angeles, vários profissionais da dança e dos ritmos brasileiros que residem nos EUA e, ainda, contou com a presença de convidados especiais vindos diretamente do Brasil.

Estivemos presentes no coquetel de abertura do congresso, na quinta-feira (18), no Brasil Brasil Cultural Center, em Culver City – acesse o álbum de fotos em nossa página do facebook AQUI, o qual contou com a participação de alguns dos mestres e professores/instrutores convidados, além de algumas pessoas influentes na comunidade que foram lembrados como “Pioneiros no Samba” em Los Angeles.

Os organizadores do evento, Aninha Malandro, Rodrigo Marques e Patrick Carvalho planejaram um evento no qual os participantes pudessem ter imersão total no que significa samba e suas raízes. “Sentimos que chegou a hora de os artistas brasileiros e não brasileiros, organizadores comunitários, grupos, dançarinos e donos de estúdios estarem juntos, se misturarem, mostrarem seu trabalho, serem reconhecidos e o mais importante, reunirem-se em comunidade. Nossa ideia foi criar um espaço onde as pessoas, independentemente dos seus níveis e conhecimentos, possam aprender, expandir e trocar experiências”, revelou Aninha Malando.

O primeiro Congresso Internacional de Samba foi o primeiro evento fora do Brasil a oferecer a seus participantes uma variedade de aulas de dança e ritmos de samba, além de palestras sobre a origem do ritmo, bem como a história e evolução da dança em três dias de evento, que aconteceu no Downtown Dance and Movement, localizado no endereço: 1144 S Hope St, no centro de Los Angeles. Na sexta-feira (19) à noite, houve o “White Party” onde cerca de 300 pessoas dançaram em um ambiente especial e com muito axé, todos de branco.

Entre os reconhecidos nomes do samba presentes, estão  Dill Costa, Luana Bandeira, Carlinhos Salgueiro, Pablo Guerreiro, Preta Nascimento, Sheila Aquino e Ailton Nunes (do Brasil), e Neguinha Sambista (São Francisco), Vania Samba (Nova York), Vanessa Isaacs (Santa Barbara, CA) e Jonia McClenney (Los Angeles), entre tantos outros. O primeiro Congresso Internacional de Samba também contou com a presença de Adriana Lima, vencedora do primeiro concurso Feminino Malandro (dançarina  especializada na caracterização do “Malandro” – ícone masculino da Cultura Brasileira).

O Congresso teve o patrocínio da  Contemporânea Musical e da Adonis Travel and Tours, e o apoio da Soul Brasil magazine de Los Angeles. Para visitar o site oficial do congresso e ficar sabendo de novidades para 2018, visite: www.internationalsambacongress.com

 

 

 

Facebook Comments

Share This