Você sempre sonhou em participar de algum filme? Saiba que não precisa estar em Hollywood para fazer isso. Com cada vez mais filmes sendo produzidos diariamente, os sets de produção passaram a ser localizados por todo país, o que significa que não importa aonde você viva nos Estados Unidos, você pode ter a oportunidade de ganhar um extra como figurante em filmagens.

Mas como ter acesso a essa oportunidade? Produções que passaram a ser filmadas fora do estúdio procuram por pessoas que vivam nos locais das filmagens para trabalhar como figurantes e o melhor: eles chegam a pagar até $100 ao dia. Vamos te dar algumas dicas para conseguir esse tipo de trabalho e a melhor forma de se preparar para as filmagens.

O primeiro passo é ter fotos atuais. Elas não precisam ser profissionais, mas devem ser de boa qualidade e realistas – sem photoshop. Também vai ajudar se as fotos te mostrarem em diferentes expressões, pois isso demonstra sua versatilidade. E lembre-se: não tente ser nada além de você mesmo.

O segundo passo é achar estes trabalhos, então se inscreva em alguma agência online como a Actors Access (ActorsAcess.com), Backstage (Backstage.com) ou Casting Networks (Home.CastingNetworks.com). Seria bom também seguir nas redes sociais as agências e os diretores que usam o facebook pra anunciar novas chamadas de elenco. Você pode achá-los no site da Casting Society of America’s (CastingSociety.com).

Quando estiver se inscrevendo é importante ler e seguir as instruções à risca. Se o teste de elenco for em pessoa, leve as fotos. Se for por email, certifique-se de que seus contatos estão atualizados e se eles te pedirem pra incluir palavras específicas no assunto do email, o faça. Diretores recebem centenas de fichas de uma vez, então não dê-lhes um motivo para te eliminar.

O terceiro passo é, depois de contratado, estar preparado no set e fazendo o seu melhor. Chegue na hora combinada e pronto para trabalhar.  Hoje em dia pede-se aos figurantes que tragam o figurino do próprio guarda roupa. Uma boa dica é remover objetos de valor do seu carro e manter os vidros levantados, então se precisarem de um carro no set você pode ganhar um dinheiro a mais. Em alguma ocasiões precisam apenas dele estacionado, em outras você talvez esteja o dirigindo.

O último passo é ser profissional. Pretende jogar conversa fora com Brad Pitt ou Jennifer Lopez? Não faça isso, evite se aproximar dos atores principais assim como o resto da equipe. E não tire fotos no set para postar nas redes sociais. Você pode ser banido por fazer isso. O melhor plano é prestar atenção no assistente de produção e seguir suas instruções.

Atores profissionais pertencem a três sindicatos: “Actors Equity Association” (AEA ou apenas Equity), “Screen Actors Guide (SAG)”, e o “American Federation of Television (AFTRA)”. Estes, por sua vez, são membros de um mesmo grupo, o “Association Actors and Artistes of America”, conhecido como “Four As”, certificado pela AFL-CIO. Em termos simples, o Equity tem jurisdição acima de todas as performances no teatro. O SAG cobre as performances de cinema, algumas áreas de gravações e uma área em emersão das novas mídias. O AFTRA’s tem jurisdição sob performances gravadas e ao vivo da televisão, shows, novelas, comerciais, rádio e gravações e também em algumas áreas emergindo de novas mídias. Além de atores, cantores e dançarinos, são membros dessas associações, DJs, apresentadores, dublês, espectadores e colunistas.

Facebook Comments

Share This