Por Lindenberg Junior | Contribuição: Aryadne Woodbridge

As pessoas conseguem empregos no Governo Federal Americano da mesma maneira como conseguem no setor privado: achando vagas em aberto e enviando currículo ou ficha de cadastro. No entanto, buscar um emprego público pode ser mais complicado já que existem regulamentações determinadas a manter justo o processo de contratação. Os cargos são padronizados. Os currículos são mais detalhados e a qualificação do emprego mais especifica.

Com mais de 1.7 milhões de empregos e acima de 400 especialidades profissionais – excluindo o serviço postal e o militar, o Governo Federal oferece mais oportunidades do que qualquer outro empregador nos Estados Unidos. Seja qual for o seu interesse e experiência, provavelmente, poderá encontrar uma carreira adequada ao seu perfil. Por isso, se você está procurando trabalho, considere o maior empregador do país. A cada ano, o Governo Federal Americano contrata milhares de novos trabalhadores e neste texto você pode descobrir algumas valiosas dicas.

Um currículo destinado ao emprego federal inclui todas as informações de um currículo padrão, e alguns detalhes adicionais. Estes currículos são formatados frequentemente em duas ou, em até, quatro páginas, ou seja, maiores do que as duas páginas do currículo destinado ao setor privado. Criar um currículo profissional envolve a reunião das informações exigidas no anúncio e, também, a sua formatação apropriada.

Se você tem um currículo padrão, você já tem a maior parte das informações que precisa. Apesar disso, as agências federais solicitam mais informações do que os outros empregadores. Assim, currículos e fichas cadastrais para este tipo de emprego devem incluir o seguinte:

• Informação para contato: assim como se faria em qualquer currículo, você deve listar de forma completa seu nome, endereço e número de telefone. E será necessário, também, informar seu número de seguro social e seu país de cidadania. Se você está aplicando para um emprego distante do seu endereço atual, mencione a sua predisposição em se realocar. Caso contrário, algumas agências podem eliminar seu cadastro.

• Descrição do emprego: copie o número da vaga, o cargo e o nível do anúncio oferecido. Se este oferece mais de um nível educacional, informe o nível mínimo que você aceitaria. Por exemplo, se o anúncio descreve o emprego como “GS-5/7”, decida se você aceitaria o GS-5 ou somente o GS-7. Contudo esteja certo de que realmente se qualifica para o nível que escolher. Se pegar um nível exageradamente alto, não passará pela primeira triagem. Se o nível for muito abaixo, a agência muito provavelmente melhorá-lo-á automaticamente.

• Experiência de trabalho: Para cada emprego anterior, mantenha as informações padronizadas como nos outros estilos de currículo. Seja específico ao informar o cargo, o período trabalhado (incluindo mês e ano), nome e endereço do empregador (se for o caso, descreva-se como “autônomo”), e principais tarefas e realizações.

• Aliado a isso, num currículo para o serviço federal também deve constar uma média de horas trabalhadas semanalmente (ou, simplesmente escreva “tempo integral”), salário anual ou rendimento por hora; nome e endereço dos supervisores, assim como, um telefone para contato; informe, também, se o seu mais recente supervisor poderá ser contatado. Se for o caso de já ter trabalhado no Governo Federal Americano informe as séries profissionais dos cargos e o tempo de trabalho de cada posição exercida.

• Se você tem relevante experiência voluntária, mencione-a. Aos olhos do Tio Sam, toda experiência conta. Considere usar títulos de cargos que descreva o que você fez, ao invés de usar genericamente o titulo de “Voluntario”. Mais importante ainda, descreva as tarefas de trabalho e suas realizações de forma que provem a sua qualificação. Estude o anúncio do emprego e enfatize as partes do seu histórico profissional que combinem com as qualificações exigidas.

Lembre-se que os especialistas em recursos humanos do Governo Federal podem não estar familiarizados com a sua área de trabalho. Para ajudá-los a entender como a sua experiência corresponde com o que é exigido, tente usar algumas das mesmas palavras usadas no anúncio de emprego, especialmente as que descrevam as tarefas ou as qualificações. Você deve também ajudá-los a entender seu trabalho soletrando acrônimos e outras abreviações. Para manter-se atualizado com as oportunidades de emprego no governo federal Americano e fazer uma aplicação, segue o melhor e mais direto link para te ajudar a se tornar um funcionário federal: https://www.usajobs.gov/.

Facebook Comments

Share This