Por Julia Melim

O Brasil tem atraído muitas produtoras de cinema, diretores e equipes técnicas do mundo inteiro para filmar nas suas lindas paisagens e em seus cenários tão variados. Filmes como O Incrível Hulk, Indiana Jones e o Reino da Caveira de Cristal, e Uma Saída de Mestre 2 (The Brazilian Job) escolheram locações no Brasil que vão da Lapa e do centro do Rio até a floresta Amazônica.

As locações brasileiras são vistas em vários filmes europeus e americanos, e em muitos comerciais e clipes musicais no mundo inteiro. Às vezes as locações não são nem reconhecíveis porque por mais que o Brasil seja conhecido pelas praias e pelo paraíso tropical, o país tem muito mais a oferecer do que apenas praias tropicais, samba e futebol.

“Eu fiquei surpreso com a maturidade da indústria de cinema no Brasil e também fiquei surpreso com o grande mercado comercial brasileiro. Centenas de comerciais internacionais são produzidos no Brasil todos os anos e variam desde produções multimilionárias até produções de baixo custo,” mencionou o produtor Eric Eason.

As escadarias da Lapa que são vistas quando o personagem do filme O Incrível Hulk, Bruce Banner, esta tentando controlar seu temperamento, são as mesmas escadarias que Snoop Dogg e Pharrell estão sentados durante o clipe da música “Beautiful” (Linda). O clipe do Snoop Dogg foi filmado inteiramente no Rio de Janeiro. Ele dedica a sua música a beleza da mulher brasileira, e mostra os famosos biquínis brasileiros e as curvas que só as brasileiras têm.

Mas ele também mostra a beleza natural da cidade, com as paisagens da Baia de Guanabara, o Pão-de-Açúcar, o Cristo Redentor, e a praia de Copacabana. Ele mostra um pouco de tudo que o Brasil tem de bom, mulheres bonitas, praias tropicais, futebol e dá até uma palhinha da batucada brasileira no final do seu clipe. Snoop Dogg canta e dança nas favelas, nas ruas do Rio, e no Parque Lage, mostrando também um pouco da arquitetura histórica do Rio.

“Depois da nossa visita eu fiquei surpreso com a diversidade das locações e até mais surpreso com a diversidade da população,” comentou o produtor do clipe Roger Zorovich. “Tudo desde o moderno ambiente urbano, até a arquitetura clássica europeia, a atmosfera de Nova Iorque, Havana, Nova Orleans, está tudo ali, em uma parte ou outra do país,” acrescentou Roger.

Até o Michael Jackson filmou seu clipe da música “They don’t care about us” (Eles Não Ligam Pra Gente) na Bahia e no Rio de Janeiro, enquanto cantava com o grupo Olodum. Ele mostrou a simplicidade das pessoas, dançando nas ruas feitas de pedra com a paisagem das casas tradicionais do Nordeste de fundo.

Mesmo quando o Brasil não é o tema do filme, existem muitas vantagens de se filmar no Brasil. O produtor Eason disse “Eu fiquei chocado como certas partes de São Paulo pareciam Nova Iorque e outras partes pareciam Los Angeles. Isto é incrível e muito vantajoso para nós produtores porque a conversão do dólar na grande maioria das vezes é favorável”.

As produtoras estrangeiras de cinema e vídeo devem procurar uma parceria com alguma produtora local, que seria responsável por todos os aspectos da produção enquanto no Brasil. Também como a população é muito diversa, é mais fácil selecionar papéis menores ou figurantes para qualquer tipo de produção.

Foz do Iguaçu, Paraná

Foz do Iguaçu, Paraná

Além das locações variadas e da mistura de raças e cores, o Brasil também oferece outros recursos, como equipes técnicas com experiência, produtoras com equipamentos de alta qualidade, e ilhas de pós-produção de alto nível. Grandes produtoras como a Vídeo Filmes, O2 Filmes, Globo Filmes e Conspiração são as maiores responsáveis pelo sucesso de filmes Brasileiros no exterior nesses últimos anos. Essas produtoras são capazes de dar apoio técnico desde um filme de grande porte e qualquer mega-produção internacional.

Diretores de cinema como Fernando Meirelles, Walter Salles, Andrucha Waddington e José Padilha viraram diretores de primeira linha em Hollywood, depois que seus filmes Cidade de Deus, Central do Brasil, Casa de Areia e Tropa de Elite foram lançados internacionalmente. Muitos filmes brasileiros chegam aos EUA através de festivais de cinema, especialmente aqueles destinados somente a filmes brasileiros ou filmes latinos (como o Festival Latino de Cinema de Los Angeles).

Os Consulados Brasileiros nos EUA tem apoiado a iniciativa de festivais de cinema e de cineastas brasileiros no exterior. Hoje temos mais festivais brasileiros do que nunca em terras americanas. Entre eles podemos citar os já tradicionais festivais brasileiros de cinema de Miami e de Nova Iorque, e mais recentemente os festivais Brasileiros de Los Angeles (LABRFF) e de Hollywood (HBRFEST).

Thereza Maria Machado Quintella, Cônsul General do Brasil em Los Angeles até maio de 2008, em uma ocasião, mencionou: “A aclamada retomada do cinema brasileiro, com seus cineastas talentosos, criativos e ousados, reflete uma nova fase de um movimento intelectual e artístico onde os Brasileiros estão recuperando sua autoestima com dois resultados importantes: por um lado estamos garantindo a preservação da nossa diversidade regional cultural, por outro lado, estamos permitindo que o Brasil mostre a nossa visão ao mundo, criando um diálogo entre culturas.”

Image_Web_Sept 1_Indians AmazonAtualmente, o cinema brasileiro é reconhecido no mundo inteiro. O Brasil exporta não só talento, mas também convida equipes estrangeiras a explorarem os recursos das produtoras Brasileiras da região. Se as produtoras estrangeiras antigamente estavam interessadas no Brasil somente pela sua natureza exótica, agora eles chegam ao Brasil também por seus recursos na área de produção e pós-produção, e que se igualam aos padrões internacionais. Seja pelas locações paradisíacas, pelas mulheres exóticas ou pelo futebol, uma coisa é certa: o que o Brasil oferece é pra gringo nenhum botar defeito!

* Julia Melim é uma atriz, modelo e apresentadora brasileira vivendo em Nova York. Ela viveu em Los Angeles por sete anos e se tornou uma das mais frequentes colaboradoras da Soul Brasil magazine na área de arte e cinema. Atualmente vive em Miami.-  www.juliamelim.com 

Facebook Comments

Share This