Por Simone Sousa Leandro

Localizada no litoral leste do Estado do Ceará na região do nordeste brasileiro e descoberta pelos hippies nos anos 70, Canoa Quebrada é uma praia que além de reunir belezas naturais, possui um povo hospitaleiro, uma variedade de opções de hospedagem, artesanato e boa diversão. Quem vai para Canoa, não consegue ficar parado! A dica é aproveitar os passeios de jangada (embarcação tradicional do Ceará) e curtir um delicioso passeio pelo mar, ouvindo as histórias de pescador.

Mas, para quem gosta de terra firme e adrenalina, outra dica é fazer os passeios de buggy e descer pelas dunas da praia. Se a maré estiver baixa, uma opção “deliciosa” e segura – para quem tem crianças, é aproveitar a diversão nas piscinas naturais localizadas no “Porto das Baterias”.

Por ter um clima estável, temperatura entre 27º e 30ºC durante todo o ano e fortes ventos, Canoa é ideal para a prática de alguns esportes como o kitesurf, o voo de parapente e a tirolesa. Se você gosta de esportes e não quer ficar parado, pode aproveitar e aprender kitesurf juntamente com instrutores da área. Outra opção é o voo de parapente, assim, você poderá se deslumbrar com a vista das fantásticas falésias vermelhas na praia!

Uma dica imperdível é apreciar um dos momentos mais belos em Canoa: o pôr-do-sol visto do alto da duna! É realmente um dos mais incríveis cenários e uma das principais atrações da vila-cidade. Durante a noite, a festa rola solta na rua principal, a famosa “Broadway”. Uma mistura de ritmos toma conta do lugar, onde o turista pode encontrar desde o reggae e o forró até o rock e a música eletrônica. E claro, uma variedade de bares e restaurantes com variados cardápios da culinária regional e internacional.

Pela beleza de suas dunas e falésias, e do seu charme especial, a outrora vila de pescadores chama a atenção de pessoas de várias partes do mundo, fazendo-a uma das praias brasileiras mais visitadas por turistas nacionais e internacionais. Canoa Quebrada está de braços abertos para quem deseja visitá-la!

Como Chegar

Partindo da capital Fortaleza siga pela rodovia CE 040, até chegar ao município de Aracati. De lá são mais 12 km de pista até a bela praia de Canoa Quebrada. Para quem vai de ônibus existem saídas diárias da rodoviária central de Fortaleza direto até Canoa Quebrada. A empresa São Benedito faz o trajeto diariamente.

Curiosidade Sobre a Origem do Nome

Canoa guarda uma história que data desde 1650, quando o navegador português Francisco Aires da Cunha recebeu uma ordem do rei português Dom Manuel para fundar povoados e conquistar novas terras no litoral nordestino. Navegando muito a beira do mar, Aires da Cunha acabou chocando seu barco com uma pedra muito grande e, na praia de Ponta Grossa, quebrou seu barco. Preocupado em encontrar terra firme, Aires navegou até encontrar uma charmosa vila de pescadores, e logo foi ajudado por moradores nativos. Desde 1650, a bonita praia ficou conhecida como Canoa Quebrada e até hoje é um dos principais destinos turísticos do Nordeste Brasileiro. Na década de 80 ficou conhecida internacionalmente pela sua beleza natural de difícil acesso – os 12 km de Aracati até Canoa tinha que ser feito através de camionetes 4X4, atraindo milhares de Europeus e Hippies.

Facebook Comments

Share This