Por Laís Oliveira

Brazilian Day Nova York

Quem vive fora do Brasil, mas não esquece suas raízes, inevitavelmente quando chega no mês de setembro lembra logo das comemorações e festas em “verde e amarelo” que celebram a independência.  Não é porque se está vivendo no exterior que não se comemora a data. Muito pelo contrário, anualmente, em vários lugares do mundo a data é relembrada com festa, música, comida típica e muita alegria.

Nos Estados Unidos não poderia ser diferente. Todos os anos, em setembro, milhares de brasileiros que moram aqui retiram de seus armários suas camisas da seleção brasileira ou simplesmente com tons verdes, amarelos, azuis ou brancos, as cores da bandeira, e pintam seus rostos para celebrar a data.

Tudo começou com o Brazilian Day New York, em 1984. A festa reúne milhares de pessoas – já chegou a concentrar até 1,5 milhão de pessoas em 2013 – e acontece sempre na Rua 46, também conhecida como Little Brazil, no domingo que antecede o Dia do Trabalho nos EUA. Atualmente, a festa ocupa 25 quarteirões. Com isso se consolidou como um dos maiores eventos populares de Nova York e o maior evento brasileiro fora do Brasil.

Neste ano, a festa aconteceu no dia 02/09. Teve a apresentação de Ana Furtado, e em um palco na 6th Avenue teve apresentações dos Paralamas do Sucesso, Matheus & Kauan, Eduarda Brasil e participações especiais de MC Koringa e Toni Garrido. Com o evento de Nova York veio a onda de “Brazilian Days” nos EUA e com ele também os chamados “Independence Day Celebration” ou “Dia do Brasil”.

O cantor Carlinhos Brown no Brazilian Day San Diego, em 2016. Foto: Claudia Passos

Depois de dez anos ininterruptos, o Brazilian Day San Diego, que nasceu em 2008, infelizmente não acontecerá em 2018 por motivos de falta de recursos, mas voltará com força total em 2019! Para os brasileiros residentes no Sul da Califórnia, para matar as saudades, vamos ter dois eventos exatamente no dia 7 de setembro, uma sexta-feira. Em Redondo Beach acontece o “Brazilian Independence Day Party” com o grupo de samba Brasilidade no Panelas Restaurant e no mesmo dia, em Hermosa Beach, acontece outra comemoração no Panelas Brazil. Para ver endereço e mais informações sobre os eventos, acesse nosso <<<CALENDAR>>>.

Ainda na Califórnia, no dia 16/09, acontece o festival ao ar livre Brazilian Summer Fest que vai trazer do Brasil o cantor de samba Diogo Nogueira. O evento acontecerá no Clube Union, 4067 W Pico Blvd. Além disso, haverá dançarinas de samba colocando todo mundo para dançar, comidas e bebidas brasileiras autênticas, além de artes e artesanatos que recriam a alegria do verão brasileiro na Califórnia.

Já na Flórida, um dos destinos prediletos de brasileiros que decidem morar fora do país, acontece o Brazilian Day Orlando. É gratuito e já se tornou o maior evento da região. Em 2018 acontecerá no dia 09/09 o Lake Eola – Downtown Orlando. Serão oito horas de evento, desde as 11 da manhã até as 7 da noite, com apresentações culturais, musicais, muita dança, comida e bebida tradicionais. A expectativa é que o público deste ano seja tão grande quanto o do ano passado. Segundo a organização, cerca de 10 mil pessoas participaram do encontro cultural em 2017.

Utah Brazilian Festival

Em Salt Lake acontece o Utah Brazilian Festival que começou com um pequeno grupo de amigos ansiosos para celebrar sua herança e compartilhá-la com os demais. A comunidade abraçou a ideia o festival se tornou uma tradição muito esperada anualmente. A autêntica cultura brasileira, com boa comida, música e alegria são parte integrante das festividades. Este ano o evento acontece no dia 15/09 e a entrada também é gratuita.

No Arizona, o Brazilian Day acontece há nove anos e cada vez atrai mais gente. Em 2018, o evento acontecerá no dia 22/09 no Scottsdale Center for the Performing Arts e terá espaço interno e externo. Haverá um espaço reservado para crianças, além de oficinas de Brazilian Jiu-Jitsu e Capoeira, DJs ao vivo, vendedores, aulas de dança, música ao vivo e muito mais. O tema deste ano vai celebrar o Dia da Independência do Brasil e o amado carnaval do país, com uma apresentação multifacetada da cultura brasileira, tanto em ambientes internos quanto externos. Ainda no Arizona, dessa vez no Piper Repertory Theater – Mesa Arts Center, no dia 07/09, a partir das 7 pm, Guilherme Arantes promete embalar o público com sucessos memoráveis, imperdível!

Já saindo do mês de comemoração da independência, mas ainda celebrando a data, acontecerá no dia 20 de outubro o Brazilian Festival Pompano Beach. Em sua 7ª edição, o evento contará com uma enorme área verde, zona infantil, área de lazer, expositores e vendedores de comida típica, atrações internacionais para celebrar a música, a arte, a cultura e a culinária do Brasil. Este ano a atração principal será a cantora Elba Ramalho que cantará seus sucessos e levará nostalgia ao público.