Raul Jugmann

Raul Jugmann

Na sexta-feira (30), em uma cerimônia no Palácio do Itamaraty, foi firmado um acordo de comércio exterior entre o Ministério da Defesa do Brasil e a Secretaria de Comércio e Defesa dos Estados Unidos. Em declaração à imprensa, o ministro da Defesa brasileiro, Raul Jungmann, explicou que o acordo com os Estados Unidos permitirá uma cooperação maior em projetos estratégicos para os dois países.

Jungmann afirmou que haverá mudanças nas leis de restrições comerciais para que projetos possam ser firmados com maior facilidade e citou como exemplo a base de lançamento espacial em Alcântara, no Maranhão. Segundo o ministro, a base oferece excelentes vantagens geográficas.

“A nossa ideia é que, aparando essas arestas [a base], possa servir para que os Estados Unidos possam fazer uso a partir, evidentemente, de pontos que levem em conta a soberania nacional. A base de Alcântara tem enorme potencial em termos comerciais e aeroespaciais”, disse  Raul Jugmann. O ministro foi direto no que se diz respeito ao objetivo: abrir o Centro para lançamentos dos Estados Unidos e também fez questão de abrir aspas: “respeitando a soberania nacional”.

Facebook Comments

Share This