Por Lindenberg Junior

Em aulas de lutas marciais ou em quadriláteros como o Box, Jiu Jitsu, Karatê e Judô, você pode, além de aprender efetivas táticas de defesa,com diversão entrar em forma e estar de bem com a vida. Aos sedentários, especialistas em preparação física recomendam um estágio de 3 meses em aulas de esteira e musculação antes de começar. A maioria dos praticantes de artes marciais adota o esporte pelos benefícios que podem proporcionar ao corpo e à mente. São modalidades que geralmente desenvolvem a agilidade, a flexibilidade, a capacidade aeróbica e cardiovascular, a coordenação motora, o raciocínio e, inclusive, a sociabilidade.

Confira os benefícios das práticas de alguns desses esportes:

Boxe: Usa Esquivas, socos diretos e cruzados. Sua prática melhora o condicionamento e define músculos dos ombros e braços. Com um gasto calórico excepcional. Em 1 hora pode-se gastar até 1000 calorias.

Karatê: Usa socos diretos e chutes. Sua prática facilita a flexibilidade, e tonifica músculos dos braços e das pernas. Em 1 hora pode se gastar até 700 calorias.

Judô: O confronto geralmente em pé ou na horizontal se dá utilizando pernas e braços. Entre os benifícios, desenvolve a força e aumenta a massa muscular. Em 1 hora pode queimar até 500 calorias.

Capoeira: Usa muitos movimentos e acrobacias, chutes e esquivas. Sua prática aumenta a agilidade e a flexibilidade, além de tonificar os músculos. Existem 2 estilos de capoeira. A Angola, mais lenta e com movimentos de dança; e a Regional, mais rápida e acrobática. Também tem bom gasto calórico. Em 1 hora pode-se gastar até 800 calorias.

Jiu Jitsu: Considerado como a arte marcial de melhor tática defensiva. Deitados, os lutadores tentam imobilizar um ao outro com a força dos braços, pernas e abdomêm. Em 1 hora pode queimar até 700 calorias.