Desde o dia 04 de dezembro, os moradores da Califórnia viram áreas imensas de verde e construções serem tomadas por fortes chamas do incêndio florestal que logo ficou conhecido como “Thomas”. Após mais de três semanas ativo, tornou-se oficialmente o maior incêndio da história do estado e, apesar dos estragos causados ao longo de 24 dias, está 100% controlado.

O fogo destruiu uma área de aproximadamente 1.140 km2 desde que começou e arrasou 281.893 acres nos condados de Santa Barbara e Ventura, além disso 1.063 imóveis ficaram destruídos e 280 afetados, segundo um balanço dos bombeiros do estado (Cal Fire).

655 bombeiros ainda estão trabalhando arduamente no combate ao fogo. Os militares estão patrulhando as áreas de queimadas para acabar com pontos “quentes” – que podem dar origem a novos incêndios – e limpando o que ficou destruído pelas chamas. Os custos no combate ao fogo já atingiu 11 milhões de dólares e duas vítimas morreram devido às chamas: o bombeiro Cory Iverson e a residente de 70 anos Virginia Pesola.

O incêndio foi nomeado como “Thomas Fire” após ter se iniciado perto do campus do Thomas Aquinas College, em Santa Paula. Os 307 alunos que viviam nos dormitórios seriam alguns dos primeiros cujas rotinas seriam viradas de cabeça para baixo depois que o incêndio os forçou a evacuar e buscar um abrigo seguro.

Thomas Aquinas College é uma das várias faculdades e universidades que estão buscando medidas rápidas para ajudar os estudantes afetados pelo maior incêndio que o estado já viu.

Além do estudantes, milhares de pessoas abandonaram suas casas e buscaram abrigos par salvar suas famílias. Após a contenção de 100% do fogo, caberá ao governo prover suporte aos afetados e auxiliá-los na reconstrução de novas casas.

Este ano tem sido o pior em termos de incêndios florestais desde que há registros na Califórnia, devido sobretudo aos grandes incêndios de outubro, que atingiram vários condados do estado e consumiram grande parte das famosas regiões vinícolas de Napa e Sonoma.

Facebook Comments

Share This