03_10_2016_aparecida_foto_divulgacao_embraturUm dos principais destinos turísticos do estado de São Paulo, Aparecida, se orgulha de abrigar o maior santuário do mundo dedicado à Nossa Senhora. E se engana quem pensa que o movimento intenso se dá apenas no dia 12 de outubro, data em que se comemora o dia da padroeira do Brasil, pois os turistas frequentam a cidade o ano todo em busca de paz, tranquilidade, cultura e um encontro único com a fé.

A Terra da Padroeira do Brasil,  localizada na região do Vale do Paraíba, fica a 168 km de São Paulo e oferece lazer, descanso e cultura para todas as idades. O mês de dezembro, com a proximidade do Natal, é um momento ainda mais especial para visitar a cidade.  Com atrações turísticas que agradam diferentes idades, estilos e gostos, valorizando sempre a fé e a devoção a Nossa Senhora Aparecida, o local encanta os visitantes que, ao final da viagem, prometem voltar outras vezes.

Não dá para falar sobre Aparecida do Norte e não citar a religiosidade que acompanha sua origem e entorno. A história da cidade reflete os diversos milagres relatados e os fiéis peregrinos que a visitam há séculos. Em Aparecida foi construída, em 1745, a primeira igreja para abrigar a imagem de Nossa Senhora, a “Basílica Velha”, e ao redor dela se instalaram os primeiros fiéis e residentes.

03_10_2016_aparecida_2_foto_divulgacao_embraturSomente na metade do século XX é que foi construída a atual Basílica, o Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida Padroeira do Brasil, considerado o segundo maior centro de peregrinação católica do mundo. A Basílica Nova de Nossa Senhora Aparecida é o cartão-postal da cidade e foi inaugurada em 1955 e visitada pelo papa Bento 16 em 2007. Construída em forma de cruz, toda em tijolo à vista, tem capacidade para 45 mil pessoas e é visível da via Dutra, estrada que liga São Paulo ao Rio.

As milhões de visitas anuais fizeram do município um dos principais núcleos turísticos do Brasil. Para os adeptos das caminhadas e pedaladas, a região oferece o Caminho da Fé, uma peregrinação de 497 quilômetros, entre Águas da Prata e Aparecida, passando pela Serra da Mantiqueira. O roteiro é sinalizado e atravessa vilarejos, bosques, trilhas e trechos de estradas. Em média, o percurso completo é feito entre 17 e 20 dias a pé; e entre 8 e 10 de bicicleta.

Entre as atrações para os visitantes está o Bontur – Bondinho Aéreo, que oferece uma linda vista panorâmica do Santuário Nacional e também da cidade. Os turistas que quiserem conhecer o rio, local onde os dois pescadores encontraram a Nossa Senhora da Conceição Aparecida, devem ir a Balsa Porto Itaguaçu, que conta com um guia para relatar as informações detalhadas do dia histórico.

No entanto, a cidade também possui atrações turísticas mais convencionais, sem apelo religioso, como o Aquário de Aparecida, um passeio imperdível. Na piscina, o visitante pode tocar os tubarões e conhecer mais sobre outras espécies de água doce e salgada. Este destino imperdível no estado de São Paulo já pode entrar na sua lista de viagem.

*Para passagens aéreas dos Estados Unidos para o Brasil ou para a América Latina, bem como pacotes de viagem personalizados e estadias alternativas, entre em contato com nossa agente de viagens Magali da Silva (323) 428-1963. Ela é uma brasileira que vive em Los Angeles.  – email: magalitravel_at_hotmail.com

Facebook Comments

Share This