Por Conceição Trucom

Para manter a saúde do seu corpo não é preciso iniciar um programa com mudanças radicais na sua alimentação. Um primeiro passo importante para ativar um fluxo diário de limpeza e desintoxicação de todas as impurezas do nosso organismo, é fazer uso de sucos frescos no seu cardápio matinal. Eles têm baixas calorias, previnem doenças e facilitam o trânsito intestinal.

Nada de trocar almoço ou jantar por suco. Ele deve ser um complemento dos novos hábitos alimentares. O ideal é que seja ingerido pela manhã, momento mais adequado do dia, quando o corpo humano está mais preparado para a eliminação dos seus dejetos. Outro momento adequado seria num intervalo da manhã ou da tarde, quando aguardamos o melhor horário para a próxima refeição principal.

Os benefícios dos sucos são numerosos porque a absorção dos nutrientes é mais rápida. Eles melhoram o sistema cardiovascular, inclusive no controle da hipertensão, quando ajudam na desintoxicação do sangue. Aumentam a disposição e a hidratação, suavizando a pele e dando mais brilho aos cabelos. Ajudam na melhoria da qualidade do sono, da memória e da lucidez. Aumentam a resistência a gripes e resfriados. Aumentam o volume e o trânsito intestinal, prevenindo problemas de constipação.

Evite tomar sucos industrializados e concentrados de caixinha, garrafa ou lata. Os ingredientes passam por uma espécie de aquecimento (pasteurização) para evitar a deterioração, além dos famosos aditivos e conservantes químicos. O suco fresco, contendo frutas e hortaliças, é sem dúvidas, o mais saudável. Deve ser ingerido imediatamente após o seu preparo, para que não perca seus efeitos nutricionais.

Sucos Importantes

Frutas cítricas: Fonte de vitamina C, que retarda o envelhecimento e previne doenças infecciosas.

Cenoura com aipo: Um bom revigorante.

Folhas verdes: Misture 1 ou 2 destas opções: espinafre, salsão, alface, hortelã, acelga, agrião, com 1 broto (alfafa, feijão or soja) + 1 maçã + gotas de limão. Energiza, limpa o sangue e combate a prisão de ventre.

Alimentos com betacaroteno: cenoura, agrião, espinafre, beterraba, brócolis: ajudam a prevenir certos tipos de câncer.

Estes são infalíveis

Imunidade: 2 maçãs descascadas + 1 laranja descascada deixando a parte branca + 2-3 folhas de manjericão.
Calmante: 3 cenouras + 1 talo de salsão + 1 punhado de salsinha + gotas de limão.
Desintoxicante: 2 cenouras + 1/2 pepino (com casca) + 1/2 beterraba crua (com casca – lavada e escovada) + algumas folhas a sua escolha + semente de linhaça.
Digestivo: 3 rodelas grossas de abacaxi + 1 cenoura + 1 punhado de espinafre + hortelã + suco de 1 limão.
Energético: 100 g de uva itália + 3 kiwis + 1 laranja pêra descascada deixando a parte branca.
Laxante:1 fatia de mamão formosa (o papaia é mais calórico) + 3 laranjas descascadas + 5 ameixas secas sem caroço (ou 2 colheres de sopa de uva passa sem caroço). Tome sem coar.
Nutritivo: 1 ramo de espinafre crú + 3 laranjas picadas + 1 cenoura + 1 beterraba +1 colher de sobremesa de farelo de aveia.
Enganar a fome: 1 tomate + 1/2 pepino com casca + 1 talo de salsão + suco de 1 limão. Tome no intervalo da manhã ou da tarde.
Especial: Energético, dizem que é o suco do renascimento. Previne gripes e resfriados e potencializa a cura de problemas infecciosos. Ajuda a combater náuseas e deixa a pele suave: 4 cenouras + 1 maçã descascada + 1 pedaço de gengibre.

* Conceição Trucom é graduada como Bacharel em Química (UFRJ Brasil). Atuou por 24 anos na área científica. Desde 1995 participa de cursos de formção em terapias como: técnicas de alimentação natural, meditação e os estudos da cabala, taro, quirologia e numerologia. A integração desta diversificada formação, tornou possível seu trabalho na área de alimentação consciente. Tel:55-011-3746-7525, mctrucom@ajato.com.br

Facebook Comments

Share This