Por Sandra Domingos

A vida pode ser cheia de preocupações e infinitas coisas para fazer. Todos os dias somos bombardeados com compromissos, projetos, afazeres domésticos, crianças, etc. Como resultado, nossa mente vira um “turbilhão de pensamentos” diariamente. Infelizmente, muito pouco é feito quando o seu cérebro está trabalhando em muitas direções de uma só vez. Se você deseja calma e clareza de ideias para melhor produzir e concretizar seus planos, então ensine a si mesmo a liberar espaço mental. Aqui seguem 5 dicas infalíveis:

1) Anote tudo              

Anote compromissos, coisas que você deseja procurar, ideias para futuros projetos, lembretes ou qualquer coisa que lhe venha à mente, mas que não precise da sua atenção imediata. Isso irá ajudá-lo a manter o foco em questões que são mais importantes sem ter que encher sua cabeça com tudo que você precisa fazer e lembrar. Pode ser usando um notebook ou mesmo a moda antiga em uma agenda de papel.

2) Defina suas prioridades

Sua lista de tarefas diárias está cheia de atividades que não são importantes, mas você se compromete com elas de qualquer maneira? Se assim for, é hora de você decidir o que é prioridade. Dar esse primeiro passo evitará gastar seu tempo em assuntos que estão ocupando um grande pedaço de seu foco mental, mas que não agregam valor à sua vida – pessoal e profissional. A primeira coisa a ser feita é aceitar que não é possível fazer tudo. Em seguida, faça uma pequena lista do que é mais importante. Finalmente, dedique a maior parte da sua força mental e concentre-se nas prioridades.

3) Concentre-se em uma tarefa de cada vez

Nada cria tanta desordem cerebral quanto tentar fazer várias tarefas enquanto realiza suas atividades diárias. Quando você é multitarefa, sua mente está acelerada e, portanto, mais difícil é se concentrar. Muitas vezes, fazer várias tarefas ao mesmo tempo dificulta a atenção aos detalhes. Ao tentar processar muita informação ao mesmo tempo, é mais provável que você esqueça as coisas, cometa erros e se sinta pressionado ou estressado.

4) Bloqueie Informações desnecessárias

Hoje em dia com mídias sociais, rádio, TV e fofocas em geral, é fácil sobrecarregar a mente com conteúdo fútil e nada proveitoso. O problema com muita informação é que ela pode bloquear o cérebro e criar um estado mental em que você está constantemente se afastando de pensamentos realmente importantes. No entanto, você pode organizar sua mente controlando o fluxo de mídia que absorve diariamente. Concentre-se em informações relevantes para você e bloqueie o restante.

5) Pratique a meditação consciente

A meditação consciente é uma prática usada para alcançar a quietude mental e uma sensação de calma, concentrando-se no aqui e agora. Por exemplo, no final de cada dia você pode criar um ritual de limpar a mente de todos os pensamentos e simplesmente se concentrar em sua respiração. Com horas extras de prática, esse ato de atenção plena pode ser empregado em outros aspectos da vida. Isso permitirá que você limite sua energia mental ao que você pode fazer em vez de se preocupar com coisas que estão fora de seu controle.

Se você achar difícil adotar alguma das práticas que compartilhamos acima, não desista. Continue tentando e, com o tempo, todas as dicas se tornarão hábitos.

*Sandra Domingos é professora de ioga certificada e life couching. Ela vive entre Itararé (Bahia) e Los Angeles (Califórnia), conhece 4 continentes e já visitou mais de 50 países.

Facebook Comments

Share This