Por Laís Oliveira

Para ter fios resistentes

Tratamentos químicos como alisantes, progressivas e tinturas, ou mesmo problemas hormonais e estresse, muitas vezes fazem os cabelos ficarem quebradiços, elásticos e caindo com facilidade. Para deixa-lo resistente novamente, invista em produtos com queratina e ceramidas para recuperar a resistência dos fios. Estes ingredientes estão presentes em máscaras de hidratação e recuperação.

Mas atenção: aplique-os só uma vez por semana, pois o acúmulo dessas substâncias pode deixar os fios rígidos e ainda mais quebradiços. Se você é do tipo que não passa um dia sem molhar os cabelos, é bom ter o cuidado de não deitar com eles ainda úmidos para que não ocorra uma proliferação de fungos, que provocam a queda. Lave bem antes de ir dormir ou então use um secador.

Conseguir o volume ideal

Além de renovar o visual e dar muito movimento aos fios, o volume dá aquele charme especial ao rosto, dependendo da ocasião e do tipo de cabelo. Mas se você prefere fios menos volumosos, também existem truques capazes de domar até o cabelo mais difícil. Para dar volume ao liso, espalhe mousse modeladora nos fios quase secos. Se quiser controlar os cachos, aplique o mesmo produto no cabelo ainda molhado.

Se você tem pouco cabelo e quer volume, basta fazer um coque torcido no alto da cabeça, com os fios úmidos, antes de dormir. Na manhã seguinte, você ganhará uma cabeleira ondulada e volumosa! Quer levantar a raiz? Aplique um pouco de mousse nela e seque com secador. Para finalizar, puxe a raiz para o alto com uma escova fina.

Para controlar o frizz (fios arrepiados)

O frizz pode estar presente em todos os tipos de fios e é uma resposta natural ao estado de saúde debilitado dos cabelos. As causas mais comuns do problema são os tratamentos com químicos. Para solucionar o problema, aplique a ponta de uma unha de pomada para baixá-los (aqueça o produto na palma das mãos antes de espalhar em toda a superfície). O leave-in é um aliado, sobretudo se você mora numa cidade praiana. Um bom truque é misturar a quantidade de uma moeda de gel modelador com a mesma quantidade do seu leave-in predileto e distribuir pelo comprimento. Claro, uma gota de sérum ajuda a controlar os fios rebeldes.

Para ter brilho e maciez

Fios secos e rígidos fazem o cabelo ficar sem vida, não é mesmo? Para reverter esse problema aposte bons xampus e máscaras de tratamento. Óleos de argan, de côco, de macadâmia ou de açaí são ótimos para aumentar o brilho e deixar o cabelo macio. Use-os como leave-in (duas gotas nos curtos e cinco nos longos) aplicando nos fios quase secos. Você também pode incluí-los na máscara de hidratação, antes de espalhá-la no cabelo. Duas ou três gotas já são suficientes.

E a dica da vovó ainda vale para os dias de hoje: use óleos vegetais no cabelo na noite anterior à lavagem. Pode ser óleo de côco, de amêndoas e até azeite (extra virgem). Acredite! Eles dão emoliência aos fios, nutrem e deixam as madeixas com balanço!